Moqueca de Tucano

Morador do Espírito Santo, militante do PSDB...

Wednesday, August 01, 2007


Tucano é homenageado em sessão no plenário da Câmara


Brasília (1º de agosto) - Em homenagem póstuma prestada no plenário da Câmara na tarde desta quarta-feira, lideranças de diversos partidos destacaram o legado deixado pelo deputado Júlio Redecker (RS), morto no acidente com o avião da TAM no último dia 17 (leia abaixo). Mais cedo, o Salão Nobre do Congresso foi palco de um culto ecumênico em memória do tucano e do deputado Nélio Dias (PP-RN), que morreu de câncer no dia 20 de julho.



TRAJETÓRIA


O líder do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio (SP), enalteceu a brilhante atuação do tucano no Congresso Nacional e lembrou que Redecker era um político simples, apesar da dimensão do cargo ocupado pelo gaúcho. "Não dá para fazer com o Júlio nenhuma distinção entre o político e o homem público. Ele não se transfigurava em função do cargo que ocupava ou da pretensão política legítima que certamente tinha e poderia ter. Era sempre o mesmo", destacou.


O parlamentar citou, emocionado, um trecho de sua fala durante o velório de Redecker em Novo Hamburgo (RS) no último dia 20. "O ponto de partida para qualquer caminhada era importante, mas representava um ato isolado. A trajetória é o que fica", afirmou. " E todos nós, da bancada do PSDB, da bancada de Júlio Redecker, tivemos esse privilégio de percorrermos juntos uma parte da trajetória importantíssima da vida pública dele", completou.


Em nome da liderança da Minoria, o deputado Paulo Abi-Ackel (MG) destacou o espírito aguerrido de Redecker e sua incessante luta por melhorias no seu estado de origem, o Rio Grande do Sul. "Lembramo-nos todos da sua alegria, da sua combatividade, da simpatia e do seu modo de ser. Representante do Rio Grande nesta Casa, trouxe para ela a riqueza humana do povo gaúcho, do qual era uma legítima expressão", discursou.


DEVOÇÃO


O parlamentar chamou atenção ainda para a liderança exercida pelo deputado gaúcho na Casa e sua devoção pela causa pública. "Homem responsável, para quem a política se fundava no dever da utilidade, Redecker guiava-se sempre no sentido de servir da melhor forma possível ao que era do interesse público. Fazia-o com devotamento, não lhe importando sacrifícios", elogiou. Abi-Ackel lembrou ainda que conviveu com o correligionário desde quando militavam na política estudantil.


A sessão de quase quatro horas foi assistida por um plenário lotado, incluindo amigos e familiares de Redecker, como a esposa Salete e os filhos Lucas, Mariana e Victória. No começo da homenagem póstuma, os telões exibiram um vídeo com imagens de discursos de Redecker e de Nélio Dias. Os presentes fizeram ainda um minuto de silêncio.


No início da sessão do Senado, foi lido requerimento assinado por vários parlamentares registrando voto de profundo pesar pela morte do senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) e dos dois deputados. Antes de encerrar os trabalhos, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), também pediu um minuto de silêncio. Ao ler o voto, o senador Papaléo Paes (AP) fez um breve relato da vida profissional de ACM, que faleceu no último dia 20


LEIA ABAIXO TRECHOS DOS DISCURSOS


"Os gaúchos se despediram de quem os representou nesta Casa por quatro legislaturas, sempre com a grandeza humana e a correção ética que o tornavam, a um só tempo, afável e combativo, generoso e veemente (...) "Como líder da Minoria, se destacou pela notável argúcia e pela lucidez com que deu brilho e substância aos debates que aqui ocorrem."

Presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP)


"O Júlio foi um líder da velha escola gaúcha, a escola do exemplo pessoal, da honra, do valor da palavra empenhada. Era um homem que trabalhava duro de manhã, à tarde e à noite. Compartilhei e compartilharei com ele ainda muitos sonhos que tivemos juntos."

Líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS)


"Júlio Redecker era o mais talentoso desta Casa, sem nenhum demérito a nenhum de nós. Por suas intervenções, pelo equilíbrio, pela firmeza, pela competência. Certamente era um dos mais talentosos e brilhantes parlamentares da história da Câmara dos Deputados."

Líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN),


"Redecker vai fazer falta por sua atuação valente, firme e corajosa. Em homenagem a esse nosso companheiro e a todos os outros brasileiros, temos a obrigação de chegar efetivamente à causa real desse acidente, para que fatos como esse não venham a acontecer."

Líder do PT, Luiz Sérgio (PT-RJ)


"Com a prematura morte de Redecker, não só o Rio Grande do Sul mas o Brasil inteiro perdeu um dos seus mais valorosos e promissores quadros políticos"

Vieira da Cunha (PDT-RS)



Júlio, você fará muita falta a todos nós!

Vá em paz. Porque aqui estamos com saúde e paz!






0 Comments:

Post a Comment

<< Home