Moqueca de Tucano

Morador do Espírito Santo, militante do PSDB...

Tuesday, January 16, 2007

'Terceira via' oficializa Fruet como seu candidato


Conforme antecipado aqui no blog, o chamado "grupo independente", que tenta emplacar um nome alternativo na disputa pela presidência da Câmara, acaba de oficilizar o nome de Gustavo Fruet (PSDB-PR) como seu candidato. O martelo foi batido em reunião que terminou há pouco.

Exceto pela bancada do PSOL (três deputados), todos os adeptos da "terceira via" posicionaram-se favovravelmente ao lançamento de Fruet, que já dá entrevistas no Congresso como candidato. "Assumo, neste momento, a condição de candidato à presidência da Câmara dos Deputados", disse Fruet. "Quero deixar claro que não é uma anticandidatura. É uma candidatura institucional, pelo resgate da imagem da Câmara. Minha candidatura é irreversível."

"Decidimos", ecoou há pouco, em entrevista ao blog, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos principais articuladores do movimento da "terceira via". "Gustavo Fruet é o nosso candidato. E vai ser o candidato também do PSDB. Avaliamos que ele tem plenas condições de virar o jogo também dentro do PSDB."

Assim, além de Arlindo Chinaglia (PT) e de Aldo Rebelo (PC do B), a briga pelo comando da Câmara já tem, agora em caráter fomal, um terceiro contendor. Contrariados com o apoio do tucanato a Chinaglia, os insurretos do PSDB submeterão o nome de Fruet à reunião da bancada de deputados do PSDB, marcada para a próxima terça-feira, dia 23.

O lançamento de Fruet foi costurado em articulação que ganhou fôlego no último final de semana. Realizaram-se consultas a lideranças expressivas do PSDB. Entre elas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que estimulou a iniciativa. A prioridade do grupo que se reuniu em torno de Fruet passa a ser a obtenção do apoio da maioria da bancada tucana.

A reunião da "terceira via" em que a candidatura de Fruet for formalizada contou com a presença de 15 parlamentares, dois deles do PSOL. Ao término do encontro, Chico Alencar (PSOL-RJ) explicou que seu partido não concordou com a decisão porque, a despeito da respeitabilidade de Fruet, não considera que o PSDB seja o partido mais adequado para encarnar as bandeiras reformistas do grupo.

O PSOL defendeu o lançamento de Luiza Erundina (PSB-SP). Foi voto vencido. Prevaleceu no encontro a tese de que Fruet, por pertencer ao terceiro maior partido da Câmara, reúne melhores condições políticas de tornar-se um candidato viável.

fonte:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

2 Comments:

Blogger gilrang said...

Prezado Moqueca de Tucano,

Eis a nossa esperança para retomarmos a dignidade da oposição.

2:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Moqueca,
Parabéns pelo blogue e pela entrada no front! – Do verbo...
O Fruet seria a grande mudança nesse ‘eixo contaminado’ que a Câmara representa. Já demonstrou isso com Aldo – o qual Lula o chama de filho... -, e será pior ainda com Arlindo Chináglia, que o Lula também disse que é um filho, porém cobra criada por Zé Dirceu...
O Gustavo Fruet seria o novo!
Abs

4:02 PM  

Post a Comment

<< Home