Moqueca de Tucano

Morador do Espírito Santo, militante do PSDB...

Thursday, June 07, 2007


Na volta dos EUA, Geraldo Alckmin fará caravana pelo País

Após 4 meses, ex-governador está disposto a voltar à cena política em grande estilo



SÃO PAULO - Depois de uma temporada de quatro meses nos Estados Unidos, o ex-governador Geraldo Alckmin retorna este fim de semana ao Brasil com um plano traçado para retomar sua carreira política e deixar para trás a vida de estudante. Derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais do ano passado, Alckmin pretende preparar nas próximas semanas uma caravana pelos principais Estados do País.


A idéia, em princípio, é agradecer os votos recebidos na disputa presidencial e ajudar a divulgar o programa do PSDB. A estratégia, porém, ajudará a formar as bases para a volta do ex-governador à cena política nacional.


Nas últimas semanas, Alckmin contou a interlocutores que pretende ajudar o partido a fortalecer seu papel de oposição ao governo, endossando uma tese que tem guiado boa parte do discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Além disso, pelo menos duas alternativas estariam colocadas para o futuro político do ex-governador. Além de aparecer como opção do PSDB para a Prefeitura de São Paulo na eleição do ano que vem, seu nome tem sido cotado entre aliados para ocupar a presidência da legenda.


A previsão inicial era de que Alckmin chegaria hoje, por volta das 7h30 da manhã, ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. Mas uma tempestade em Boston impediu a decolagem e o embarque só ocorrerá às 21h de hoje. Com isso, o tucano deverá chegar a São Paulo amanhã, às 8 horas. O PSDB teve de avisar às pressas militantes e políticos - que foram convidados para recepcionar o ex-governador no aeroporto com faixas e cartazes de boas-vindas.


O retorno de Alckmin ajuda a reforçar o discurso em favor de sua candidatura à Prefeitura de São Paulo dentro de seu grupo político. Apesar de reconhecerem que o DEM tende a querer a cabeça de chapa com o atual prefeito da capital, Gilberto Kassab, os apoiadores do ex-governador apostam na tese de que o partido insistirá em ter candidato próprio.


“Sem dúvida nenhuma, o Alckmin é o nome mais forte que o PSDB tem hoje para prefeito e acredito que partido vai ter um candidato próprio”, afirmou o deputado José Aníbal (PSDB-SP), que confirmou presença no aeroporto amanhã. “Este é um caminho praticamente natural para ele”, completou o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) , que se encontrou recentemente com o ex-governador nos Estados Unidos.


Bateria recarregada


Durante os quatro meses em que cursou um programa de políticas públicas na Universidade de Harvard, Alckmin cogitou em diversas ocasiões a possibilidade de realizar uma caravana pelo País. Recentemente, reafirmou a amigos a intenção de encarar a maratona de viagens e avisou que volta com energia de sobra para retomar suas atividades políticas.


“Ele está muito animado, cheio de boas idéias que acumulou ao longo desses últimos meses. Ele vem com as baterias recarregadas”, afirmou Duarte Nogueira. “Acho que essa caravana é de interesse não apenas dele, mas de todos nós, deputados e militantes do PSDB.” Em encontro nos EUA, os dois conversaram sobre a estratégia, mas, segundo o deputado, Alckmin ainda não teve tempo de planejar os detalhes.


Duarte Nogueira estará em Miami até amanhã e não comparecerá à recepção ao ex-governador em São Paulo, mas prometeu dar-lhe “um abraço” assim que retornar a São Paulo. Aníbal, por sua vez, insiste em que vários Estados aguardam uma visita do ex-governador. “Tenho ouvido de muitos colegas que eles querem uma visita de Alckmin assim que ele retornar ao Brasil”, afirmou o parlamentar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home