Moqueca de Tucano

Morador do Espírito Santo, militante do PSDB...

Tuesday, January 09, 2007

Amigos, a explicação sobre o título é que eu sou do Espírito Santo e tucano porque sou do PSDB. hehe...
Sou militante do PSDB desde 2002, quando José Serra se lançou candidato à Presidência da República. Desde aquela época, não larguei mais a política. Trabalho nela diuturnamente. Acordo política, respiro política, como política, saio política, durmo política...
Comecei bem novo. Com 12 anos. Isso mesmo, 12 anos... Até apanhei de Petistas, mas a polícia me ajudou e prendeu o PeTralha. A minha resposta à ele foi meu silêncio. Enquanto ele gritava, eu não respondia, a ponto de querer socar a cara dele. Mas tudo passou.
Em 2004, trabalhei para o prefeito que compunha a nossa chapa. Mas ele, a exemplo de seu pai, que por sinal é péssimo exemplo em matéria de política, brigou com todo mundo e hoje está isolado. Foi a maior desilusão política que eu já tive! Tinha prometido nunca mais acreditar num projeto político de alguém. Mas ao mesmo tempo, viajava muito à SP, passava muito em SP e fui vendo que era um estado que estava dando certo.
Porém, antes disso, tinha ouvido falar muito no então jovem governador de SP Geraldo Alckmin. Eu o conheci em 2001, quando o líder Mário Covas, falecera. Magrinho, recatado, não aparecia muito em público. E fui o conhecendo.
2002, sua eleição, 2003, o início da excelente obra da calha do Tietê, que ninguém jamais tinha tido coragem de mexer... E fui gostando do sujeito. E decidi. Seria meu candidato à Presidência em 2006. Não tinha pra ninguém.
Participei do movimento para o Geraldo ser escolhido o candidato do PSDB à Presidência da República. Fui em debates, reuniões do diretório estadual e assim por diante.
A campanha foi cansativa, mas valeu a pena. Não me arrependo nem um pouco de ter tomado esse projeto, o projeto de mudança, como meu projeto político também. Meu objetivo era ajudar Geraldo Alckmin ser Presidete do Brasil. Infelizmente, o povo esolheu o errado. Na minha opnião.
Mas a democracia está verdadeiramente consolidada. Ao mesmo tempo que estou triste pela não-vitória do Geraldo, estou feliz, porque o ES e o Brasil ganharam um político de qualidade ou melhor, de qualicidade: Luiz Paulo. Comentário retirado da Série "Novos deputados do PSDB":

"Em defesa da qualidade da administração públicaAos 50 anos, o capixaba Luiz Paulo Vellozo Lucas foi eleito deputado federal pelo PSDB do Espírito Santo. Presidente do partido no estado, o engenheiro, economista, professor universitário e funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) chega pela primeira vez à Câmara dos Deputados. Em outubro, recebeu 100 mil votos. De 1990 a 1992, ocupou o cargo de diretor de Indústria e Comércio do Ministério da Fazenda. Em 1994, foi eleito primeiro suplente como deputado federal, mas não chegou a exercer o mandato. Entre 1995 e 1996, durante o governo de FH, comandou a Secretaria Nacional de Acompanhamento Econômico. Em 1996, elegeu-se prefeito de Vitória, cargo que ocupou por dois mandatos. No ano passado, Vellozo Lucas lançou o livro "Qualicidades - Poder local e qualidade na Administração Pública". A obra visa auxiliar os prefeitos no desafio de encontrar a vocação de suas cidades e melhorar o dia-a-dia de seus habitantes. No Congresso, o tucano defenderá também a qualidade na administração pública, inclusive no que diz respeito aos gastos governamentais."

E essa minha história, muito resumida para vocês.
um abraço.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Moqueca,
Parabéns pela sua história e principalmente por não ter desistido dos meandros políticos. Afinal, na vida tudo é política. E a partidária é fundamental, já que o sistema dominante é esse.

O importante é enaltecermos os bons valores que ainda existem e lutar para que a juventude brasileira se interesse mais pela política, e comece a participar cedo dos diretórios, e vá encontrando espaço e pensando no futuro.

Veja que lamentavelmente o nosso estoque de lideranças é pequeno! E o de estadistas, então, nem se fala! E os que estão espalhados pelo poder, muitos deles já deveriam estar de pijama no conforto de suas casas. Pois, deixaram muito a desejar. Passaram décadas administrando em causa própria!

Para mudar esse estado de coisas, precisamos antes mudar a mentalidade política, o interesse da sociedade pela causa pública, e a atenção do jovem na renovação política nacional. Só assim estaremos transformando o Brasil para melhor.

Caso contrário fica tudo como está e o ‘povão’ dos rincões continuarão a viver dessa tal de ‘bolsa família’. Ajuda, mas não resolve e mata a dignidade.

Abs e sucesso com o novo blogue
Apareeeça!

4:15 PM  

Post a Comment

<< Home